26/01/2012

Técnica alerta para os riscos da eletricidade

É comum sofrer, ao longo da vida, pequenos choques elétricos. Por isso, algumas pessoas tendem a pensar que esse tipo de acidente é inofensivo. No entanto, em vários casos, a corrente elétrica pode causar morte ou deixar a vítima com sequelas irreversíveis.

A técnica em Segurança do Trabalho Katrine Pasini explica que inúmeros tipos de empresa contam com esse risco e, por isso, precisam de orientação técnica especializada, como construção civil e lavação de postos, por exemplo.

Entre os cuidados necessários, estão manutenção preventiva por empregado capacitado, treinamentos que abordem a Norma Regulamentadora (NR) 10, identificação de área proibida, aterramento, duplo isolamento de ferramentas elétricas e proteção de fios e cabos.

“É importante dar um alerta especial para movimentação de andaimes perto da rede de alta tensão. O andaime não pode ser movimentado enquanto está montado. É preciso desmontá-lo para depois movimentar. Improvisos costumam causar muitos acidentes”, diz Katrine.

Ela alerta ainda que existem “riscos mascarados”. “Por nunca ter acontecido um acidente em determinada empresa, a preocupação pode acabar ficando de lado, o que é preocupante”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário