26/01/2012

Técnica alerta para os riscos da eletricidade

É comum sofrer, ao longo da vida, pequenos choques elétricos. Por isso, algumas pessoas tendem a pensar que esse tipo de acidente é inofensivo. No entanto, em vários casos, a corrente elétrica pode causar morte ou deixar a vítima com sequelas irreversíveis.

A técnica em Segurança do Trabalho Katrine Pasini explica que inúmeros tipos de empresa contam com esse risco e, por isso, precisam de orientação técnica especializada, como construção civil e lavação de postos, por exemplo.

Entre os cuidados necessários, estão manutenção preventiva por empregado capacitado, treinamentos que abordem a Norma Regulamentadora (NR) 10, identificação de área proibida, aterramento, duplo isolamento de ferramentas elétricas e proteção de fios e cabos.

“É importante dar um alerta especial para movimentação de andaimes perto da rede de alta tensão. O andaime não pode ser movimentado enquanto está montado. É preciso desmontá-lo para depois movimentar. Improvisos costumam causar muitos acidentes”, diz Katrine.

Ela alerta ainda que existem “riscos mascarados”. “Por nunca ter acontecido um acidente em determinada empresa, a preocupação pode acabar ficando de lado, o que é preocupante”.

20/01/2012

É preciso estar inteiro no trabalho, diz palestrante

A maior parte dos acidentes acontece porque o empregado não estava inteiro no trabalho. A opinião é do irreverente palestrante Alfredo Rocha e está disponível em vídeos. “Sábado eu arrebento a boca do balão. Se der moleza eu subo até no boi. Ué, cadê meu dedo?”, imita.

De acordo com Rocha, é preciso trabalhar com o corpo, mas com o cérebro também. “Tem funcionário que vai só com o corpo. Ele vai na segunda-feira pensando apenas na festa do peão no sábado”, explica. “Tem uns ‘bichos esquisitos’ que não vão trabalhar no futuro”.

Ele cita o exemplo do empregado que ignora a necessidade de ter múltiplas funções, o que significa fazer mais do que é pago para executar. “É aquele sujeito que passa no corredor, vê um ferro, desvia e diz: ‘Esqueceram aí ó’. Ele passa dez vezes ali e desvia”.

Atitudes como essa podem ter graves consequências. “Daqui a pouco passa correndo ali, esquece e dá uma tropeçada no ferro que arrebenta o dedo. Ele mesmo tropeçou, o nojento”, brinca. “Aí no dia seguinte vem mancando e fica bravo ainda”, complementa.

“Tem até ‘sanguinho’ do nojento enroscado no ferro”.



11/01/2012

Medset adere ao Facebook

A Medset lançou, no final de 2011, a página oficial da clínica no Facebook, cujo endereço é www.facebook.com/
ClinicaMedset
. Desde 2005, com a primeira versão do site, a empresa investe em canais de comunicação que a aproximam dos públicos interno e externo.

Em 2009, surgiram o blog e o informativo online, que divulgam matérias relacionadas com a Medicina e Segurança do Trabalho, além de dicas importantes para a prevenção. Esses veículos deram a clientes, fornecedores e colaboradores alternativas de leitura sobre essas áreas.

A página no Facebook é uma iniciativa que vai, de certa forma, reunir os dados das diversas formas de comunicação da empresa. Além disso, funciona como mais um canal de interação, uma vez que é possível curtir o perfil e fazer comentários em postagens.

10/01/2012

INSS move ações para recuperar valores pagos a segurados

A Previdência Social informou que o INSS moveu 1833 ações contra empresas pelo não cumprimento ou ausência de fiscalização às normas de saúde e segurança do trabalho até o final de 2011. A expectativa de ressarcimento aos cofres públicos é superior a R$ 363 milhões.

O objetivo é buscar o ressarcimento por valores pagos a segurados vítimas de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Os processos são movidos por meio da Procuradoria Geral Federal.

Em 2011, também foi movida a primeira ação do gênero em caso de acidentes de trânsito. Assim, o INSS busca responsabilizar motoristas que tenham causado colisões por dirigirem embriagados, em alta velocidade ou por participarem de rachas.

A Medset Clínica de Medicina e Segurança do Trabalho presta assessoria na prevenção de sinistros que possam trazer danos à saúde do trabalhador e, por consequência, às empresas. Para mais informações, o telefone é (48) 3524.7781 e o site é www.clinicamedset.com.br.

Com informações do site www.previdenciasocial.gov.br.