29/06/2012

Diretor da Medset elogia novas regras para motoristas

O diretor da Medset, Luciano Oliveira da Silva, afirmou que a regulamentação da jornada de trabalho de motoristas profissionais “vem tarde, mas em boa hora”. Para ele, o Brasil precisa ter critérios mais rigorosos com quem transporta riquezas e, principalmente, pessoas.

“Essa decisão trará mais qualidade de vida para os trabalhadores. Além disso, nosso trânsito tende a ser mais tranquilo e seguro”.

Silva esteve na Europa recentemente e observou o cuidado redobrado que se tem com a questão. “O motorista do ônibus tinha controle de velocidade máxima. Podia pisar fundo que o acelerador trancava neste limite. Ele também era obrigado a parar o veículo a cada duas horas”.

No Brasil, a nova lei estabelece um repouso de 11 horas por dia e descanso de 30 minutos a cada quatro horas trabalhadas. O descumprimento da norma é uma infração grave, sujeita a multa e retenção do veículo.

A medida abrange o motorista profissional dos veículos de transporte e de condução de aluno, de transporte de passageiros com mais de dez lugares e de carga com peso bruto total superior a 4.536 kg.

Com informações da Agência Brasil.

Foto: SXC.HU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário