29/10/2010

Prof. Pachecão na TV Lojista

O professor Pachecão, que esteve em Araranguá nesta semana fala sobre "ação e reação" no vídeo abaixo, gravado para a TV Lojista:

28/10/2010

Medset participa da 2ª Jornada Regional da ACAMT


Cinco colaboradores da Medset participaram nos dias 22 e 23 de outubro, na Associação Empresarial de Criciúma, da 2ª Jornada Regional da ACAMT (Associação Catarinense de Medicina do Trabalho). O evento ocorreu na noite de sexta e na manhã de sábado.

Para o gerente Administrativo e Financeiro da empresa, Cilon Junior Raspini Vieira, o congresso é um marco para a Medicina do Trabalho no Extremo Sul de Santa Catarina.

Ele acredita que a iniciativa mostrou ao empresariado local que o investimento nesta área é aliado na redução de custos internos com acidentes e com ações trabalhistas. “Mas serviu principalmente reavivar o conceito máximo, que é a prevenção”.

Vieira destaca que a Medset participa de maneira constante de eventos desta natureza. “A reciclagem profissional de nossa equipe é questão de honra para a prestação do melhor serviço aos nossos clientes”, explica.

Neste ramo, as leias regram as atividades diretamente. “Uma interpretação correta pode fazer toda a diferença na prevenção da saúde do trabalhador”, diz.







25/10/2010

Empresas não devem encarar exames como custo

Além das consultas periódicas, de admissão e de demissão, as empresas devem fazer com que os colaboradores passem por exames complementares. É o que explica o diretor da Medset, Luciano Oliveira da Silva.

Para ele, essa ação traz “a certeza de que vai ter o trabalhador com a saúde boa quando contrata, quando trabalha e quando sai da empresa”.

É preciso, na opinião do diretor, encarar os exames como um investimento e não como um custo. “Isso já deve estar embutido lá no preço dos produtos e dos serviços”.

Com o objetivo de levar essa orientação aos clientes, os sócios da Medset, Luciano Oliveira da Silva e Dr. Diogenes Caldieraro, fazem visitas periódicas. “Assim, podemos reafirmar laços de parceria e aproximar mais o empresário da Medset”, diz Silva.

20/10/2010

Especialista: “No caso dos mineiros, pouco se falou sobre prevenção”


Os olhos do mundo se voltaram para o Chile em outubro de 2010. Os 33 três mineiros que ficaram soterrados por 69 dias foram resgatados após 23 horas de esforços. A operação custou cerca de 20 milhões de dólares e emocionou o planeta.

Porém, de acordo com o diretor da Medset Clínica de Medicina e Segurança do Trabalho, Luciano Oliveira da Silva, pouco se falou sobre a prevenção. “Todo acidente pode e deve ser evitado. A tecnologia permite que isso aconteça”.

Para ele, que é técnico em Segurança do Trabalho, o que houve no Chile foi uma “condição insegura”. “O capitalismo quer primeiro a produção. Só que a segurança está atrelada à produção e não pode ser ignorada”, explica Silva.

O investimento para a prevenção teria sido infinitamente menor, em comparação com o valor do resgate. E nem sempre alguém sobrevive para ser resgatado.

Com informações da Folha e do Globo.

Foto: Alex Ibañez / Governo do Chile.

18/10/2010

No Dia do Médico, Dr. Caldieraro destaca a prevenção


Neste 18 de outubro, é comemorado o Dia do Médico. Há 35 anos na profissão, o Dr. Diogenes Caldieraro afirma que a Medicina do Trabalho atua no que há de mais importante na saúde: a prevenção. “Isso dá uma maior qualidade de vida ao trabalhador”, lembra.

Sócio da Medset, Caldieraro explica que a saúde pública está defasada, o que não satisfaz nem o paciente e nem o profissional que trabalha nela. “É por isso que os empregados têm optado por empresas que oferecem plano de saúde. É para o trabalhador se sentir bem”, destaca o membro da Associação Catarinense de Medicina do Trabalho (ACAMT).

Nesta data tão especial, a Medset parabeniza todos os médicos, cuja atuação é imprescindível para a sociedade.

11/10/2010

Estabelecimentos de saúde terão fiscalização rígida


O Ministério do Trabalho informou que, a partir do dia 19 de novembro, haverá cobrança mais rigorosa com relação à NR-32, norma regulamentadora que trata da Segurança e Saúde no Trabalho em Estabelecimentos de Saúde.

O principal alvo são acidentes com objetos perfurocortantes, como lâmina de bisturi e agulha. Segundo o diretor da Medset, Luciano Oliveira da Silva, o papel da empresa é dar a orientação necessária para que haja prevenção.

Para ele, no entanto, é imprescindível que a fiscalização também parta de dentro. “Os hospitais e outros estabelecimentos de saúde devem cobrar cada vez mais o uso dos equipamentos e o procedimento correto no que diz respeito ao material de trabalho”.

A Medset é especializada em atendimentos do gênero, em função do alto grau de conhecimento agregado da companhia em torno deste assunto. Portanto, está à disposição de empresas da região que querem ampliar a segurança do trabalhador e se adequar à legislação.

Silva lembra que quem trabalha na saúde está sob risco diário. “Estão sempre atendendo alguém com alguma doença. Então, tem que ter muito mais cuidado. Em primeiro lugar, a segurança e a saúde de quem trabalha”, completa.

Medset desenvolve Programa EPI


Um dos serviços oferecidos pela Medset é o desenvolvimento do Programa EPI. Trata-se de um manual que especifica, por área de trabalho, a indicação correta dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e o formulário de treinamento.

Segundo a técnica em Segurança do Trabalho Carla Souza, cada atividade precisa de treinamento e equipamento específico. Para ela, o programa ajuda na orientação e na fiscalização. “Se o empregado souber do risco a que está exposto e qual equipamento deve usar para se proteger, isso dará mais segurança no trabalho”, diz.

O documento vem ainda com advertências para o não-uso do EPI. “O correto é deixar no setor de trabalho para o supervisor estar sempre cobrando e lembrando”.