28/04/2012

Economia Verde é tema do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho é comemorado em 28 de abril. A homenagem foi instituída em 2003. O tema adotado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2012 é Segurança e Saúde Ocupacionais em uma Economia Verde.

De acordo com texto divulgado no site da entidade, há uma mudança no mundo para uma economia mais verde e sustentável. No entanto, até mesmo certos empregos deste segmento precisam redobrar a atenção com relação às condições dos trabalhadores.

“À medida que isso se desenvolve, é essencial que a segurança e a saúde no trabalho estejam integradas com as iniciativas na área. Isso é especialmente relevante para setores como construção, reciclagem, produção de energia solar e processamento de biomassa”, diz o texto.

O dia é também associado à memória das vítimas de acidentes e doenças ocupacionais.

12/04/2012

Medset investe em sessões de massagem para colaboradores

Colaboradores da Medset e da parceira Ecco Segurança contam, desde março, com sessões semanais de massagem. A profissional responsável é a fisioterapeuta Kellen Daminelli, que tem especialização em Fisioterapia do Trabalho.

A técnica em Segurança do Trabalho Aline Elisa Gonçalves Pereira (foto) afirma que a ação é construtiva. “Nós nos sentimos muito mais dispostos para trabalhar, além de que esta atividade traz benefícios até para a saúde”, explica.

Para o diretor da Medset, Luciano Oliveira da Silva, a iniciativa proporciona o que a empresa, entre outras orientações, sugere para os clientes: a descontração e o alívio do estresse. “Desta forma, além de dar o exemplo, estamos cuidando da saúde dos nossos profissionais”.

04/04/2012

Trabalho em altura agora conta com NR específica

Uma nova norma regulamentadora - a NR 35 - foi instituída pelo Ministério do Trabalho em março de 2012. Ela vai tratar do trabalho em altura de forma mais específica.

O coordenador técnico da Alpino, Edmilson Espindola dos Santos, explica que essa novidade significa uma maior cobrança na parte documental dos procedimentos de segurança.

“Anteriormente, a atividade era abordada na NR 18 (construção civil), mas de forma muito superficial, o que dificultava a sua interpretação e, consequentemente, a aplicação”, explica.

O texto entra em vigor em seis meses. O coordenador técnico, no entanto, recomenda que as empresas se preparem desde agora para as alterações necessárias.

Parceira da Medset, a Alpino é de Balnerário Gaivota, Extremo Sul de Santa Catarina. As companhias atuam juntas desde 2007 na aplicação de procedimentos de segurança e de treinamentos para o trabalho em altura.

03/04/2012

Programa controla saúde do trabalhador com base nos riscos da função

A Norma Regulamentadora (NR) 7, do Ministério do Trabalho, afirma que todas as empresas devem ter o Programa de Controle Médico da Saúde Ocupacional (PCMSO) e isso não depende do número de funcionários.

O PCMSO aborda os exames que os empregados devem realizar e a periodicidade destes. Na Medset, a coordenadora administrativa do programa para os clientes é Mariana Chechetto, especialista em Enfermagem do Trabalho.

Há testes que são obrigatórios, como o admissional, o demissional, o periódico, o de mudança de função e o de retorno ao trabalho. Já os complementares são definidos de acordo com o tipo de atividade e com o risco a que o empregado está exposto. Estes últimos servem como apoio à avaliação clínica feita no atendimento.

“Se o ambiente tem ruído, por exemplo, o exame solicitado será o de audiometria. Nós trabalhamos para que as doenças do trabalho e profissionais não aconteçam. Insistimos na prevenção. Depois que a doença já está instalada, é mais complicado”, afirma Mariana.

Os procedimentos, além de estarem previstos em lei, servem como precaução tanto para o empregador quanto para o empregado. Se o admissional, por exemplo, não for feito, nenhuma das partes tem como saber se um possível problema de saúde foi originado antes do início daquela função.