Falta de concentração, dificuldade de visão, dores de cabeça e irritabilidade. Esses são os sintomas do estresse, doença que na maioria das vezes é causada pelo acúmulo de tarefas, transformação de ações simples em urgências e má organização do tempo.
Sim, a falta de administração do tempo pode ser a grande vilã que desencadeia a doença que acomete 73% dos profissionais no Brasil, segundo pesquisa realizada pela União Geral dos Trabalhadores (UGT).
Mas em rotinas cada vez mais exaustivas, como fazer o seu dia render sem “se estressar”? Confira algumas dicas que a Medset preparou pra você:
Lista de tarefas
Desenvolva o hábito de manter uma AGENDA DIÁRIA. No começo do dia, faça uma lista de tudo o que quer fazer. No final do dia, veja o que conseguiu e transfira o restante para o dia seguinte.
Prioridades
Estabeleça prioridades observando os seguintes fatores:
- Prazos de entrega: confira a data de entrega de uma tarefa. Um truque é programar cada coisa para até dois dias antes do prazo final. Assim, dá tempo de rever o conteúdo antes da entrega e fazer alterações, se necessário.
- Resultados: dê prioridade às atividades que trouxerem maiores resultados. Dizem que 20% do que fazemos traz 80% dos resultados, os outros 80% das atividades trazem 20% dos resultados. Identifique os 20% que merecem sua atenção e delegue o restante.
- Facilidade de execução: realize tudo o que é mais fácil e rápido primeiro. “Quebre” um problema difícil em problemas menores e mais fácil de resolver, já que cada pequena parte resolvida é uma parte do todo.
(Com informações do portal UOL).
24/06/2009
HRA aposta na CIPA para evitar acidentes de trabalho
O Hospital Regional de Araranguá (HRA) implantou no mês de junho a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, a CIPA.
A Comissão é formada por 14 funcionários da instituição e tem como missão a preservação da saúde e da integridade física dos colaboradores e de todos os indivíduos que interagem com a instituição.
A Medset Clínica de Medicina e Segurança do Trabalho participou do treinamento para os funcionários e abordou a importância de formar multiplicadores de conhecimento dentro do hospital. "Fizemos uma simulação de como deverá ser uma reunião entre os integrantes e como fazer o planejamento anual das ações da CIPA. A ideia é passar as informações sobre segurança a prevenção para o maior número de colaboradores”, explica o ministrante e técnico em segurança Luciano Oliveira da Silva.
Para a presidente da Comissão, o desafio agora é buscar aliados para colocar em prática as ações. “Muitas vezes nos focamos na saúde do paciente e esquecemos da nossa. Queremos proporcionar um ambiente seguro, visando o bem-estar de todos”, argumenta a presidente da CIPA, Fernanda Timboni.
Assinar:
Postagens (Atom)